Bem, antes de mais nada, vocês que costumam pagar as contas pela internet tomem cuidado, se possível avise a seus amigos e conhecidos até que a situação se resolva, o que não deve demorar muito. Esse alerta foi divulgado inicialmente pelo site linha defensiva, site brasileiro especializado em segurança.
O aviso começou hoje ( dia 15 ), eles informam que o malware é capaz de alterar a numeração da linha do código de barras das faturas emitidas pelos sites, desviando assim o destino do pagamento.
Modus Operandi da mutreta:
Muito bem planejada, a fraude acontece da seguinte forma: Primeiro o vírus verifica a existência de softwares de segurança dos bancos e tenta fazer a remoção. A seguir, desativa o firewall do sistema operacional, realiza uma cópia de si mesmo com um nome qualquer e se auto-configura para ser iniciado junto com o computador quando o mesmo é ligado.
Estando devidamente infiltrado no sistema operacional ( Windows ), o vírus fica na moita só monitorando o que estamos fazendo no PC, detectando quando algum boleto é aberto no navegador. Quando isso acontece, ele altera a numeração do boleto, fazendo com que dessa forma, o pagamento da conta de luz por exemplo, seja direcionado para uma conta fraudulenta.
Ou seja, se você não paga diretamente em seu computador, mas gosta de imprimir o boleto para pagar em Casas Lotéricas ou no Caixa do Banco, a numeração do código de barras foi alterada e você terá caído no golpe da mesma forma.
O que você pode fazer para se defender?
O vírus não altera os dados legíveis do boleto, tais como valores, data de vencimento. nomes e logons dos bancos, por isso é difícil a pessoa não cair no golpe, pois na prática tudo permanece igual. Como o golpe não funciona a partir de um site ou navegador em específico, isso permite ao vírus atuar alterar documentos de pagamento gerados a partir de qualquer instituição financeira ( inclusive Bancos ).
O Site Linha Defensiva, forneceu algumas dicas importantes afim de minimizar ao máximo ser vitimado pelo golpe:
01 - Quando o código de barras é corrompido, o mesmo apresenta espaços em branco, e são esses espaços os responsáveis pelo erro de leitura nos caixas eletrônicos ou aplicativos baseados que se baseiam no QR Code;
02 - As numerações modificadas das linhas digitáveis dos documentos sempre são parecidas. Dessa forma, ao emitir mais de um boleto, da pra perceber uma número muito parecida;
03 - Pra finalizar, o logotipo dos bancos nem sempre correspondem aos seu correto código de identificação.
Abaixo coloquei 02 imagens de um boleto normal e o outro alterado. Informações adicionais, é só clicar aqui.
Aqui o boleto normal que usaríamos para pagar uma conta depois de imprimir por exemplo:
De: Luclopes.