domingo, 13 de janeiro de 2013

Relógio atômico conecta diretamente o tempo à matéria




Tempos e relógios

O tempo é algo que todos damos por certo, quase um senso comum.

Mas, há muito tempo, filósofos e cientistas tentam entender o que é o tempo.

Eles falam na seta do tempo, em viajar no tempo, reverter o tempo, fazer buracos no tempo, cristais do tempo que possam sobreviver ao fim do Universo e até mesmo em influências escondidas além do espaço-tempo - mas ninguém sabe exatamente o que é o tempo, ou mesmo se o tempo é real ou é uma ilusão.

Por exemplo, quando perguntaram a Einstein o que era o tempo, ele respondeu: "Tempo é aquilo que os relógios marcam, nada mais."

Uma resposta animadora, porque traz uma esperança de saída desse beco na forma de uma nova questão que se coloca imediatamente: "E o que é um relógio?"

Medições do tempo

Ao longo da história, os homens têm medido o tempo contando oscilações de fenômenos que apresentam movimentos regulares, como o Sol, um pêndulo, ou o tiquetaque dos relógios mecânicos, ou as vibrações de um cristal de quartzo.

Mais recentemente, em busca de tiquetaques cada vez mais rápidos - e de um tempo definido com uma precisão cada vez maior - os cientistas se voltaram para as oscilações no interior dos átomos, criando os relógios atômicos.

Einstein ficaria satisfeito de saber que, hoje, são os relógios atômicos que definem o que é o tempo.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), um segundo é definido como a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

Ora, se isso é o tempo, Shau-Yu Lan e seus colegas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, acabam de dar uma outra cara ao tempo.



Redefinição de quilograma 

Mas o experimento traz implicações adicionais. 

A unificação entre tempo e massa significa que o novo relógio também pode funcionar como uma balança, medindo a massa com base na frequência de Compton - com uma precisão de 4 x 10-9. 

Em teoria, isso significa que, em vez de um cilindro de platina e irídio que não se sabe ao certo se fica mais leve ou mais pesado a cada dia, o quilograma poderá ser vinculado ao segundo, usando os já bem definidos valores da constante de Planck e da velocidade da luz. 
E tudo isto usando um único átomo.

De: Luclopes. Fonte: Gamevicio.















Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.


Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates